CONFIRMADA A REALIZAÇÃO DO GRITO DOS EXCLUÍDOS 2019
Evento será concomitante com o Ato em Defesa da Educação.
Por: Sara Pereira
No dia 07 de setembro, em todo o país , os movimentos sociais, estudantes, jovens , mulheres, populações indígenas, quilombolas, agricultores, trabalhadores urbanos, LGBTs e diversos outros seguimentos, sairão em marcha no 25º Grito dos Excluídos. Em Santarém , a concentração será às 08h, na Praça São Sebastião.
O tema desse ano é: "Esse sistema não vale. Lutamos por justiça, direitos e liberdade". E o lema: "Este sistema é insuportável: Exclui, degrada, mata!".
O objetivo é provocar reflexão sobre as injustiças causadas pelo sistema capitalista que oprime e viola direitos da população, negociando-os como mercadorias. Um sistema realmente insuportável que exclui os mais pobres, degrada a natureza e mata os que moram nas favelas, os negros e negras, os lutadores em defesa do meio ambiente, da terra e dos territórios amazônidas.
Além de refletir sobre a questão, é preciso ocupar as ruas para denunciar e cobrar dos governantes políticas públicas que coloquem a vida em primeiro lugar. Exigir que os investimentos em educação e saúde sejam prioridades; que programas de combate ao desemprego sejam efetivados; que os órgãos de fiscalização e proteção ao meio ambiente sejam aparelhados e fortalecidos para evitar queimadas criminosas; que os modos de vida da Amazônia sejam respeitados e valorizados; que a democracia seja protegida e praticada.
No dia 07 de setembro não temos muito o que comemorar, mas temos muito que lutar para que a independência do Brasil possa ser efetiva para seu povo, materializando-se em dignidade e qualidade de vida aos brasileiros e brasileiras a fim de que a justiça, os direitos e a liberdade sejam elementos do cotidiano e não apenas utopia.
Vem engrossar as fileiras da luta com a gente!Faça seu cartaz, sua faixa, coloque sua indignação no papel e na rua. Sensibilize sua família, chame seu vizinho, mobilize seus amigos e ajude a ecoar o Grito dos Excluídos e Excluídas em defesa da Educação, da Amazônia e seus povos!
07 de setembro, 08h, na Praça São Sebastião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário