"Somos Juventude consciente, nas mãos as sementes queremos plantar..."

 Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Santarém realizará formações para a juventude

As formações são demandas apresentadas pela juventude no Questionário para Elaboração do Plano Pastoral da PJ Santarém



CARTA DA FORMAÇÃO “REVIRAR” 

 

“Cio da terra, a propícia estação 
E fecundar o chão...” (Milton Nascimento) 

 

Aos Pjoteiros e Pjoteiras, párocos e vigários e a Juventude em geral 

Paz e Bem! 

 

ESPERANÇAR - eis o lema que nos impulsionou nestes tempos em que o medo e a incerteza ousaram bater em nossas portas. 

Como diria o grande Paulo Freire, na obra Pedagogia da Esperança (1992): “Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”; esperançar vem dessa necessidade de entendermos que a nossa esperança precisa e deve ser uma atitude pautada na ação e não na acomodação. 

A Pastoral da Juventude, sempre tão ativa nas comunidades/paróquias/áreas pastorais, através dos grupos de bases se viu – assim como todo o mundo – em um cenário de paralisações de atividades pastorais devido a pandemia. Aprendemos a fazer lives, encontros e celebrações virtuais, a ver familiares e amigos através de telas, enfim, fomos privados daquilo que são características marcantes dos/as pjoteiros/as: o abraço, a aglomeração das noites culturais, as celebrações da história e da vida, as cirandas, a organização social..., mas mesmo com todos esses empecilhos nunca perdemos a esperança nessa força que move nossas místicas, nosso modo de celebrar e vivenciar a Palavra que é o Cristo, o Nazareno. 

Esperançar nos impulsiona agora a “REVIRAR”, essa ação de arregaçar as mangas e mexer nesta terra (nossas comunidades e grupos de jovens) que ficou arrasada por causa da covid19. Precisamos inverter este solo e assim oxigená-lo, torná-lo fértil de novo. 

A pandemia nos levou a buscarmos novas maneiras de evangelizar e talvez um dos grandes desafios dos grupos de bases foi o de encaixar o jeito de ser da PJ nestas novas formas. Em outros aspectos ficamos acomodados, não frutificamos, nossas terras não ficaram propícias para que novas lideranças brotassem (algo que a PJ sempre priorizou). Por isso que, alumiados e inspirados pela coragem da juventude que sempre está disposta a mudar as estruturas e construir a Civilização do Amor que a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Santarém lança esse convite aos/as jovens para participar da Formação “Revirar, que te faz um chamado a buscar a esperança no recomeçar de nossas ações pastorais, a qual necessita de formação para que nossas ações não percam o propósito de nossa missão. A iluminação bíblica será Mt. 5, 1-12 (as Bem-Aventuranças). 

A formação será em duas etapas, sendo duas temáticas em cada etapa:

1ª etapa: Identidade da PJ e Documentos da Igreja para a Juventude; 

  •       2ª etapa: Identidade e Território e Juventude e Políticas Públicas. 



Todas as etapas serão acertadas previamente com as coordenações dos locais que sediarão as formações e seguirão todos os protocolos de biossegurança emitidos pela Arquidiocese e pelos órgãos de saúde, sendo 30 pessoas em cada etapa. 

Desde já agradecemos a todos e a todas que estão nessa luta para que a Civilização do Amor seja uma realidade em nossa sociedade e que através desse revirar faz germinar vida e transforma a terra em lugar onde a justiça social, a dignidade humana, o respeito pelas diversidades, o cuidado com a Casa Comum andam de mãos dadas e cirandam o Bem Viver na vida da comunidade. Que o Nazareno nos abençoe nessa jornada e que a Mãe Nazaré ilumine nossos passos. Amém! 

IndéIxéYandé 

 

COORDENAÇÃO ARQUIDIOCESANA DA PASTORAL DA JUVENTUDE 

Santarém, 2021. 

 

Contatos: 

WhatsApp: (93) 9123-3153 (Diana) / E-mail: pj.diocese.santarem@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUARTA-FEIRA DE CINZAS: MOMENTO DE REFLEXÃO E AÇÃO PASTORAL

  “Recorda-te que tu és pó e em pó te hás de tornar” (GN 3, 19)