"Somos Juventude consciente, nas mãos as sementes queremos plantar..."

SAUDADES PJOTEIRAS

Vamos ser cuidadosos?


Ao longo desses anos a PJ Santarém tem proposto reflexões acerca das nossas ações pastorais e sociais. Foram congressos diocesanos, mochilaços, assembleias, ampliadas, formações, ODJs, DNJs e outras práticas que fazem parte de nossa mística.

CFJ da Área Pastoral São Lucas

Nossos encontros, que antes reuniam centenas de jovens e nossas reuniões de grupos de bases que fortaleciam nossa vivência enquanto pjoteiros e pjoteiras acabaram sendo impactados pela pandemia da Covid-19, assim como todo o mundo. Ainda passamos por momentos de incertezas, medo, dor e luto, mas também aprendemos novas maneiras de fazer brotar e enraizar a fé no Nazareno. Aprendemos a lidar com as ferramentas digitais, a nos reunir cada um em sua casa, a celebrar e rezar mantendo o distanciamento, enfim, ainda estamos nos adaptando a essa nova realidade.

I Romaria do Bem Viver

Não foi e não está sendo fácil ficar longe daquele abraço gostoso quando se chega ao primeiro dia de evento e também daquele abraço de despedida quando este acaba, mas feliz com a ideia de que em breve iríamos nos encontrar em mais uma análise de conjuntura da vida. Quem aí também não está saudoso das noites culturais e cantar e dançar o Nego Nagô e Anunciação (e de quebra fazer a roda e gritar aquele conhecido "Sou pjoteiro do Arapiuns" [e de tantos outros lugares]). Até de acordar cedo e banhar nas águas frias de um igarapé ou rio ou banheiro mesmo e depois rezar o ODJ  e enfrentar a fila do café com todo mundo falando ao mesmo tempo. Podem crer, até daquele sono que te faz bocejar a todo o momento nas plenárias da tarde vem a tal da saudade.

III Mochilaço

Mas vamos combinar algo? Vamos combinar de nos cuidar e cuidar do(a) outro(a), para que assim todos e todas possam sair deste momento difícil. Tenhamos empatia e coloquemos em prática o Bem Viver do qual tanto se falou no congresso e romaria. 

Que o Nazareno, através da intercessão da Mãe Mariama, possa nos abençoar hoje e sempre e que não percamos a ESPERANÇA. Amém!


PASTORAL DA JUVENTUDE DA ARQUIDIOCESE DE SANTARÉM
SANTARÉM-PA, Março de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUARTA-FEIRA DE CINZAS: MOMENTO DE REFLEXÃO E AÇÃO PASTORAL

  “Recorda-te que tu és pó e em pó te hás de tornar” (GN 3, 19)