"Somos Juventude consciente, nas mãos as sementes queremos plantar..."

ÁREA PASTORAL SÃO LUCAS REALIZA A QUARTA ETAPA DO CFJ




Nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2020, a PJ da Área Pastoral São Lucas, Região 2, da Arquidiocese de Santarém realizou a quarta etapa do Curso de Formação Jovem - CFJ, no bairro Jaderlândia. Participaram cerca de 30 jovens cursistas e cerca de 20 voluntários nas equipes de serviço.


Inspirados no lugar bíblico da Samaria, os jovens foram convidados para sentar-se à beira do poço com a Mulher Samaritana, assim com o Nazareno fez, e aí transformar um poço num lugar de encontro dos diversos, um espaço onde se faz necessário escutar, dialogar, de respeitar as diferentes maneiras de se sentir o Divino.
Cristo nos oferece a água que sacia a sede de justiça, de amor, de paz e comunhão e nos encoraja a seguirmos firmes na missão de propagar a Civilização do Amor.


Em Samaria trabalhou-se a evangelização e a maneira de vivenciar essa fé nos grupos de base. Assumiu-se o compromisso com o Reino e com a mística que dá sentido para a vida.
Os jovens participaram de Leituras Orantes, ODJs, missão pelas ruas do bairro acolhedor, partilha de experiências e Celebração da Palavra com a comunidade.






No último dia de encontro, a Coordenação Arquidiocesana da PJ, juntamente com a assessora leiga da PJ do São João Batista do Bairro Jardim Santarém, Ingrid, falaram sobre os ciclos de violência contra a mulher e de qual o papel da Pastoral da Juventude, enquanto porta-voz desta mudança de costumes, ideias e ações, dentro do âmbito religioso e social, para acabarmos com as crueldades que as mulheres vêm sofrendo em nossa sociedade. Foi apresentado o projeto da PJ da Diocese de Santarém, a Roda das Icamiabas, que visa discutir o projeto da Pastoral da Juventude Nacional levando em consideração as realidades em que as mulheres da nossa região vivem.
Agora, a juventude se prepara para a próxima etapa, que falará sobre o lugar bíblico de Jerusalém.




Postado por: Cássio Breno (secretário arquidiocesano da PJ)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUARTA-FEIRA DE CINZAS: MOMENTO DE REFLEXÃO E AÇÃO PASTORAL

  “Recorda-te que tu és pó e em pó te hás de tornar” (GN 3, 19)