"Somos Juventude consciente, nas mãos as sementes queremos plantar..."

PJ SANTARÉM SE MOBILIZA PARA O ATO EM DEFESA DA AMAZÔNIA


Evento foi pensado e articulado pelos jovens da PJ Santarém e já conta com várias parcerias


    A Juventude da PJ Santarém, recém-saída de um congresso que debatia sobre o jeito amazônida de ser e de se identificar como tal, além de valorizar e cuidar desta percebeu o quanto só os discursos não estavam fazendo efeito. Atônitos diante da barbárie que está se abatendo sobre o meio ambiente, resolveram levantar e fazer valer através de ações.
   Uma das propostas foi começar o movimento através de um Ato em Defesa da Amazônia, que acontecerá no dia 31 de Agosto, com concentração na Praça Praça Barão de Santarém (Praça São Sebastião), às 17 horas. Durante a concentração haverá rodas musicais, culturais e oficinas de confecção de cartazes e discursos dos grupos e entidades convidadas. Após, seguirão em caminhada até a Praça da Matriz.
   O intuito deste ato é de chamar atenção da população sobre as ameças que a natureza vem sofrendo, e de como essa destruição descontrolada afeta diretamente o ser humano.
   Durante a criação da proposta do ato os jovens argumentavam que todos fazem parte de um mesmo conjunto e que todos são natureza. Mas que o homem tem deturpado essa visão de unidade e criou uma visão de superioridade sobre o restante do meio ambiente. E que após anos de destruição e com a atual política ambiental do país, onde a natureza é vista apenas como uma forma de obter lucro a qualquer custo, os jovens perceberam que apenas se indignar não tem tanta força, que só falar nas redes sociais e não agir não vai ter importância. Viram que era preciso indignar-se e agir. E sair dessa inércia seria criar métodos que chamassem a atenção e que cada um fizesse sua parte nas questões simples do dia a dia.
   Essa juventude articulou, conversou e chamou outros parceiros para que entrassem na luta, e conseguiram, tanto que houve mobilização de várias partes do Brasil. Outro ponto que está sendo pensado é que não querem ficar apenas num ato e que ele tenha um retorno para a sociedade. Para isso pensaram em criar projetos que levem a educação ambiental, de sensibilização sobre o meio ambiente, plantio de mudas, limpezas e outras coisas que venham ajudar na propagação desta ideia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUARTA-FEIRA DE CINZAS: MOMENTO DE REFLEXÃO E AÇÃO PASTORAL

  “Recorda-te que tu és pó e em pó te hás de tornar” (GN 3, 19)