"Somos Juventude consciente, nas mãos as sementes queremos plantar..."

PASTORAL DA JUVENTUDE NA RESISTÊNCIA

"Se é pra ir pra luta eu vou
Se é pra tá presente, eu tô
Pois na vida da gente 
O que vale é o AMOR"


Com um pouco de atraso, mas vale apena expor onde os "pjoteiros" andam e com quem.
 
No dia 10 de dezembro do corrente ano, ocorreu em Santarém o Pré-Fórum Pan-Amazônico, cujo tema era: "Alternativas de resistência à destruição do território" A Pastoral da Juventude (PJ) não poderia faltar nesse espaço, pois falou em resistência, inevitavelmente se pensa em JUVENTUDE.
Os jovens da pastoral da juventude não apenas participaram das discussões travadas no Pré-Fórum, mas ajudaram a construir o evento, seja sendo responsável pela animação ou compondo como facilitadores em Rodas de Conversas.
O evento contou com a participação de mais de 20 entidades e dentre elas estava a igreja católica representada pelas pastorais da Juventude, Social e Universitária.
O Pré-Fórum foi iniciado com a apresentação das entidades, seguida de uma excelente analise de conjunta feita pela professora Ellen Pessoa, da UFOPA, e Marcio Pinto, professor da rede pública estadual, onde centraram suas analises, principalmente, na PEC 55 do senado federal e na educação pública, dando continuidade  com a Valda Sousa (Pastoral Social) e o Sergio Martins (professor da UFOPA e advogado) que dialogaram um pouco sobre "como as pautas do Baixo Amazonas se inserem nos debates e nas lutas Pan-Amazônicas. Na tarde, diversas entidades, dentre elas a PJ, relataram como são suas experiências de resistência na Amazônia. Após esse momento foram feitos os encaminhamentos e findou com um ato político/cultural na Praça do Pescador.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUARTA-FEIRA DE CINZAS: MOMENTO DE REFLEXÃO E AÇÃO PASTORAL

  “Recorda-te que tu és pó e em pó te hás de tornar” (GN 3, 19)